Terapia de Casal

Dr. Eneas Cassiano dos Santos

Terapia de Casal_____

A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional do casal. Os casais desentendem-se. E isso é normal, no sentido que é esperado – pessoas que convivem diariamente, que possuem fortes laços afetivos, que partilham histórias de vida, forçosamente passam por momentos na vida em que os interesses divergem, as opiniões afastam-se e os conflitos instalam.

Algumas situações comuns:

  • Ao início era tudo perfeito, mas agora que a nossa relação está mais séria, sinto-nos a desinvestir.
  • A paixão já passou, mas como podemos reacendê-la? Parece que o que antes sentíamos desapareceu…
  • Agora que temos filhos, temos cada vez menos tempo para nós e parece que já não nos conhecemos.
  • A nossa intimidade antes era satisfatória, agora parece que nem temos vontade e multiplicamo-nos em desculpas!
  • Já não falamos sem discutir e tudo é motivo para gerar conflitos!
  • Temo-nos afastado cada vez mais… sinto que não nos apoiamos, que já não conversamos e que tem aumentado o vazio entre nós!
  • Ele/a parece mais leal aos pais dele/a do que a mim. Mas será que nunca vamos conseguir ser uma família?
  • Gritamos tanto, ameaçamo-nos tanto, que às vezes parece que só conseguimos trazer mais mágoa!
  • Ele/a traiu-me! Já não consigo confiar, mas não sei se devo tentar…
  • Somos tão diferentes do que eram os meus pais… estará alguma coisa errada?

A terapia de casal baseia-se no princípio de que contexto relacional é que os indivíduos e os seus problemas são melhor entendidos e é precisamente nesse contexto que também podem surgir as soluções para os dissabores que estão vivendo.

Acredita-se, pois, que se surge um problema no contexto conjugal, é dessa relação que emergem as soluções para que o casal continue a evoluir.

Na Terapia Conjugal os dois permitem-se, muitas vezes pela primeira vez, a colocar em comum com o outro as suas preocupações e as suas perspectivas sobre a realidade, sem que isso, necessariamente resulte em conflito. Emergindo daí a diferença que permite ao casal evoluir, ambos se transformarem e encontrarem novamente o caminho do entendimento que em tempos seguiam. Isso proporciona uma tomada de decisão mais coerente, congruente e sadia.

O contexto da consulta de terapia de casal decorre num espaço de atendimento de 60 minutos, que podem ser semanais ou quinzenais, em que ambos são atendidos na mesma consulta, na tentativa de colocar em foco aquelas que são as dificuldades do casal, de acordo com a perspectiva de cada indivíduo para chegar a conclusões e soluções comuns. Todo este processo é mediado pelo terapeuta que atua num modelo de psicoterapêutico mais rápido e orientado para os resultados.

WeCreativez WhatsApp Support
Deixe sua mensagem que em breve entrarei em contato! (21) 97942-9896
👋 Olá, Posso Ajudar?